ONDA ROXA



Como comunicado pelo governador Romeu Zema a partir dessa quarta (17/03) será implementado a fase roxa em todo o estado, pelos próximos 15 dias, a fim de conter o avanço do Coronavírus. Durante esse período haverá toque de recolher das 20h às 05h e apenas serviços essenciais poderão funcionar.

O Art. 7° responsável pela implementação da Onda roxa proíbe: o funcionamento de atividades socioeconômicas entre 20h e 5h; a circulação de pessoas que não estão ligadas aos serviços essenciais, com o funcionamento permitido nesse horário; circulação de pessoas sem uso de máscaras de proteção, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado; a circulação de pessoas com sintomas gripais, exceto para a realização ou acompanhamento de exames e consultas. Também se encontra proibido a realização de visitas sociais, eventos, encontros e reuniões de qualquer natureza, assim como excursões e cursos presenciais.

Apesar do toque de recolher restringir as atividades socioeconômicas, alguns serviços essências tem permissão para funcionar em tempo integral. Sendo elas:

· De saúde, segurança e assistência

· Comercio de fármacos, farmácias, drogarias, óticas, materiais clínicos, e hospitalares. Assim como indústria, logística de montagem e de distribuição deles.

· De atendimento via entrega ou por retirada, pelo consumidor, no estabelecimento.

· Necessários a operacionalização interna de estoques, segurança, dados, sistemas de informação outras atividades acessórias que não puderem ser suspensas.

· Produção, distribuição e comercialização de combustíveis e derivados.

· Distribuidoras de gás

· Restaurantes em pontos ou postos de paradas nas rodovias

· Agências Bancárias e similares

· Cadeia Industrial de Alimentos.

· Telecomunicação, internet, imprensa, tecnologia, da informação, e processamento de dados, tais como gestão, desenvolvimento, suporte e manutenção de hardware, software, hospedagem e conectividade.

· Setores industriais, desde que relacionados à cadeia produtiva de serviços e produtos essenciais,

· Assistência Veterinária e Pet Shops

· Transporte e entrega de cargas em geral

· Relacionados a Contabilidade

· Serviços domésticos e de cuidadores e terapeutas

· Hotelaria, hospedagem pousadas, motéis e congêneres para o uso de trabalhadores de serviços essenciais, como residência ou local para isolamento em caso de suspeita ou confirmação de COVID-19

· Assistência técnica em máquinas, equipamentos, instalações, edificações e atividades correlatas, tais como a de eletricista e bombeiro hidráulico.

· De emergência relacionados à assistência e seguro de maquinários e veículos, tais como reboque, transporte, oficinais mecânicas e borracharias.

· Controle de pragas e desinfecção de ambientes

· De representação judicial e extrajudicial, assessoria e consultoria jurídicas

· Transporte privado individual de passageiros, solicitado por aplicativos ou outras plataformas de comunicação em rede

· Agrossilvipastoris e agroindustriais.

· Atendimento e atuação em emergências ambientais

· Call Center

O comparecimento ao local de trabalho ou realização de serviços em caráter de exceção, assim como o acesso a destes pelo consumidor estão permitidos. Assim como o deslocamento a consultas ou exames, como paciente ou acompanhante. Para a regularização dessas medidas é necessário documento que comprove o vínculo profissional com uma das atividades mencionadas ou a necessidade de deslocamento. Pode ser utilizado, uma declaração de trabalho, carteira de trabalho física ou online, assinada.

12 visualizações0 comentário