CERTIFICADO DIGITAL


O Certificado Digital é uma tecnologia que veio para ajudar as empresas, com o objetivo de garantir a segurança e integridade de informações.


Ele é a identidade digital de pessoas ou empresas no meio digital. O certificado pode ser utilizado de diversas formas: para a autenticação em sistemas, assinatura de documentos e retificação de declaração de imposto de renda, por exemplo.


Regularizado em 2001, a ferramenta permite empresas e pessoas assinarem documentos com validade jurídica. Assim, possibilita-se transações, antes feitas de forma presencial, agora de forma online e remota. Com ele, é possível formalizar contratos de forma digital, fácil e segura.


Além de diminuir gastos com impressão e armazenamento, o certificado digital também ajuda o meio ambiente, diminuindo a quantidade de papel e lixo a ser produzido, pois possibilita a assinatura sem a necessidade de impressão. Essa característica também otimiza os processos de assinaturas de documentos.


O certificado digital é emitido por uma autoridade certificadora, órgão responsável pela emissão e controle destes. Portanto, carrega uma enorme quantidade de normas e protocolos a serem seguidos. Além de serem protegidos por criptografia de alta complexidade, não há como haver fraude. Essa segurança possibilita ter as mesmas características jurídicas dos documentos tradicionais, os quais precisam de reconhecimento de firma para serem validados.


A ferramenta ajuda a desburocratização de vários processos empresariais. Atualmente, o Certificado Digital é necessário para a utilização do eSocial, emissão de nota fiscal eletrônica, uso do e-CAC e autenticação de site e comércio eletrônico, ferramentas essenciais disponíveis para a utilização das empresas.

21 visualizações0 comentário